BEHIND the DAY

Fábrica da Felicidade em Portugal:
Os 12 segredos da Coca-Cola

Coca-Cola

Vídeo por Nuno Miguel
Entrevista a Márcio Cruz, responsável de comunicação e relações externas da Coca-Cola Portugal

A equipa do BtS foi convidada a entrar na Fábrica da Felicidade, o local onde a Coca-Cola é feita em Portugal. Pela primeira vez, foi possível filmar e fotografar sem segredos aquilo que acontece: onde o sucesso do passado e do presente são analisados e os sonhos do futuro são projectados.

Já praticamente todos ouvimos dizer que a famosa bebida foi inventada com o intuito de ser um remédio. Hoje em dia, beber uma Coca-Cola faz parte da partilha dos momentos mais importantes de todos nós. Com família, amigos, namorados/as… A bebida está presente e tem garantido o seu espaço nestes contextos.

  1. A bebida era inicialmente servida em cafés em barris contudo, dois visionários propuseram ao inventor que esta passasse a ser vendida em garrafas.
  1. Em 1916, devido à concorrência e ao sucesso da bebida que começou a ser imitada em termos de imagem, foi lançada a primeira garrafa contour que ainda hoje conhecemos e que torna mais difícil de copiar.
  1. Esta garrafa contour, na restauração foi um sucesso. Quando pediam uma Coca-Cola os empregados deixaram de precisar de olhar para os frigoríficos porque sentiam logo a diferença quando lhes tocavam.
  1. Em 1919 a Coca-Cola chega à Europa pela primeira vez através de uma empresa francesa que compra a exclusividade da bebida para França.
  1. Em 1960, são apresentadas as famosas latas de aço de 35 cl com o objectivo de tornar a bebida mais portátil.
  1. Só existem duas fábricas no mundo, uma nos Estados Unidos da América e outra na Irlanda, onde o xarope é minuciosamente preparado. A partir daí este é enviado para as empresas que têm a exclusividade da Coca-Cola em cada país.
  1. O primeiro slogan da Coca-Cola em Portugal foi escrito por Fernando Pessoa, “Primeiro estranha-se depois entranha-se”. Contudo, esta bebida passa a ser proibida pela Ditadura. Em 1977, a Coca-Cola regressa novamente.
  1. Com uma preocupação ecológica presente, a Refrige tem um serviço onde todas as garrafas vendidas à restauração são recolhidas novamente para irem para reciclagem.
  1. A Refrige, empresa que detém a bebida em Portugal na chamada Fábrica da Felicidade, após comprado o xarope à The Coca Cola Company, faz a mistura e concentração de outros ingredientes. É desta forma que esta chega ao consumidor.
  1. A importância da água e o porquê desta ter um gosto um pouco distinto em cada país: a Coca-Cola clássica tem 87% de água na sua composição e a Coca-Cola Zero 99%. Com esta percentagem de água e sendo esta diferente é natural o gosto seja também ele diferente.
  1. Em Portugal, a Refrige emprega 400 pessoas directamente e cerca de 4000 indirectamente.
  1. Em 2005 nasce a Coca-Cola Zero, sucesso mundial.

A composição do xarope, um dos grandes motivos do sucesso e da distinção
da Coca-Cola continuará em segredo…

www.cocacolaportugal.pt


Fotografia por Pedro Lucas