BEHIND the DAY

Um sonhador com os pés assentes na terra…
Quando não está no meio do mar!

Francisco Lufinha

Vídeo por Nuno Miguel

A Maria conversou com o Francisco

Na praia da Fonte da Telha, partilhámos um dia com Francisco Lufinha.

O Francisco é um apaixonado pelo mar mas é sobretudo, um entusiasta pelos desportos náuticos. Não foi por acaso que decidiu arriscar as famosas travessias em Kitesurf nestes últimos anos.

Em 2013, conquistou o 1º recorde mundial, permanecendo quase 29 horas dentro de água, com partida Foz do Douro e destino a Lagos. Um ano depois, o sonho era outro: De prancha e bagagem “às costas” voltou ao Oceano Atlântico com o desafio de fazer a travessia entre as ilhas Selvagens e o Funchal, após 12 horas estava em terra.

Em 2015, o desportista sonhador delineou um novo objetivo, ir de Lisboa à baía de Machico, na Madeira. Apesar de não ter chegado ao destino final, foi com esta travessia que bateu um novo recorde mundial, entrando para o Guinness com a “maior viagem de Kitesurf sem paragens”; Francisco esteve perto de 48 horas no mar. E, nada indica que vá ficar por aqui…

Reconhecido nacional e internacionalmente, está habituado às luzes dos meios, mas sabe que o seu sucesso se deve ao apoio de toda a equipa que partilha da mesma visão e que o tem acompanhado ao longo deste percurso pessoal e profissional. Com muito trabalho, muito treino e vivendo constantemente no desafio de se ultrapassar a si próprio, alcançando cada vez metas mais difíceis, reconhece que aquilo que atingiu, até agora, tem por base um esforço físico e psicológico enorme.

O mar que o seduz, conquistou-o. Mas, na realidade é o Francisco que o vai conquistando aos poucos!

www.francisco.lufinha.pt


Fotografia por Pedro Lucas