BEHIND the LIFESTYLE

A criar cenários antes do click

Ana Dias Photography

“No meio da fotografia, apaixona-me o facto de ter a possibilidade de imaginar personagens, criar cenários, histórias e novos mundos.”

Ana Dias behind the scenes

Q & A

Entrevista por Maria Ana Marques

Sempre a rir, a Ana Dias, de 32 anos é formada em Artes Plásticas. Do Porto, vive em Lisboa há 6 anos e mudou-se para a capital porque o namorado Gonçalo é de Lisboa. Apaixonou-se por fotografia enquanto estava no curso e tornou-se uma auto-didacta.

‘Playboy Abroad: Adventures with Photographer Ana Dias’ teve início em 2015 quando foi convidada pelo diretor da Playboy americana para um projecto inovador, “Eles adoravam a ideia de uma mulher fotografar as modelos mais bonitas do mundo. Em cada cidade, há uma nova modelo, novos cenários, culturas distintas”. Os episódios estão todos disponíveis no site da Playboy.

Como inspiração tem vários fotógrafos, mas destaca a Ellen Von Unwerth por tudo o que tem feito ao longo da carreira e marcas para as quais trabalha. Quando lhe perguntámos quem adoraria fotografar, entre alguns nomes destacou dois ídolos da sua infância: Pamela Anderson e Arnold Schwarzenegger. Contudo, não deixou de fora a actriz Marion Cotillard, “tem uma beleza muito interessante.”

Até dia 9 de março estará no Casino de Lisboa uma exposição de fotografias com a assinatura da Ana, “como trabalho muito com a Playboy optei por fazer algo exclusivo.” Das centenas de imagens que tirou nos últimos dois anos, a fotógrafa selecionou 19 obras.

Hoje em dia a Ana e o Gonçalo são diretores da Insomnia Magazine, uma revista semestral e independente de fotografia erótica, arte, cultura e lifestyle.

LER REPORTAGEM COMPLETA

1. O que mais te apaixona neste mundo?
A possibilidade de criar personagens, de criar histórias. Começo por fazer uma pesquisa, procurar imagens, fotografias, espaços, cenários, roupas, maquilhagem, cabelo… Imagino a modelo a mover-se e muitas poses possíveis. Penso em tudo ao pormenor porque sou apaixonada por toda a parte da produção e da idealização de uma sessão.

2. O que achas que é preciso para se ser um bom fotógrafo/a?
Paixão. Acho que quando as coisas são feitas com amor, empenho e trabalho os resultados acabam por surgir.

3. Quando tiras uma fotografia sabes que aquela é a tal?
Sim consigo dizer perfeitamente.

4. Já conseguiste tirar a fotografia perfeita?
Tenho algumas em que ainda digo woww brutal.

5. O que é o sucesso para ti?
Sucesso é conseguir concretizar aquilo que idealizo… Em tudo na vida.

www.facebook.com/anadiasofficial
www.instagram.com/anadiasphotography

Ana Dias behind the scenes
Ana Dias behind the scenes
Ana Dias behind the scenes
Ana Dias behind the scenes
Ana Dias behind the scenes
Ana Dias behind the scenes
Ana Dias behind the scenes
Ana Dias behind the scenes
Ana Dias behind the scenes
Ana Dias behind the scenes


Fotografia por Pedro Lucas