BEHIND the LIFESTYLE

As boas coincidências

Fernando Nuwanda

“Todos temos um sonho, não é? Eu sonho todos os dias com a felicidade eterna. Desde muito cedo impus a mim mesmo que o meu objetivo de vida é ser feliz. Se pensar positivo e posicionar o coração e mente em busca da felicidade, tudo parece melhorar, a vida é muito curta para cultivar outros sentimentos que não a felicidade e a positividade.”

Fernando Nuwanda Behind the Scenes

Fotografia por Pedro Lucas

Q & A

Entrevista por Maria Ana Marques

“O que dá o verdadeiro sentido ao encontro é a busca, e é preciso andar muito para se alcançar o que está perto.” José Saramago

Conheci o Fernando há pouco tempo, sem nunca pensar que hoje estaria a falar com ele sobre uma das suas paixões. São raras as vezes que as pessoas nos deixam perceber o que as move sem que seja necessário perguntarmos.

Gosto de pessoas que falam, que falam com o coração mas que sobretudo, procuram estar presentes de uma forma positiva.

Mostraram-me um pouco do trabalho dele e numa breve conversa falou-me que aprendeu a gostar de fotografia e que procura todos os dias arranjar tempo para fotografar. Falou-me dos amigos, da mãe e dos irmãos. Falou-me do curso de Gestão de Recursos Humanos que está a tirar e da sua admiração por José Saramago, “ajudou-me bastante a ver o mundo de uma maneira mais adulta e realista, logo quando ligo a câmara não procuro apenas o que é bonito de se ver mas sim tudo aquilo que seja real e que esteja acontecer no momento” explicou.

Quando lhe perguntei o que o inspirava respondeu-me que gosta de acordar e pensar que cada dia é mais uma oportunidade de ser e fazer melhor que ontem… Convidei-o para um projecto futuro do Behind!

O autodidacta em fotografia adora o trabalho do fotojornalista da Federação Portuguesa de Futebol, André Sanano, “é a minha maior inspiração ele tem na ponta dos dedos o que os meus olhos querem ver”.

LER REPORTAGEM COMPLETA

1. O que mais gostas de fotografar?
Sem margens de dúvida que a cidade é o meu lugar, logo a streetphotography é o meu estilo favorito , faço uma brincadeira no meu Facebook intitulada de “Mais um dia no escritório…” quando posto algumas fotos que fiz durante o dia, a cidade é o meu escritório, o meu estúdio e os cidadãos são os meus modelos.

2. Quem é que adoravas fotografar?
Uma sessão com Keidje Lima (Valete) e via-me feliz para “resto da vida”. É uma personalidade que admiro e que abriu e vai abrindo os meus horizontes.

3. Onde gostarias de estar daqui a 20 anos?
Daqui a 20 anos gostava estar em Lisboa, mas com muitos km’s de outras cidades do mundo, para quem gosta de fotografia viajar é um daqueles desejos básicos. A nível profissional neste momento estou a formar-me em Gestão de Recursos Humanos e se o meu futuro passar por GRH parece-me bem, é o meu curso são as cores que defendo, costumo dizer que amo pessoas e por isso escolhi GRH e como família é basilar e importante gostava também de ter alguém a chamar-me pai.

4. Se tivesses de definir o que é a fotografia para ti, numa palavra, qual seria?
Liberdade.

5. O que é o sucesso para ti?
Para mim ser reconhecido pelo simples facto de existirmos é o expoente máximo do sucesso, ser inspiração e motivo de orgulho na vida de outro ser humano não tem preço essa é minha missão enquanto ser humano. Inspirar e Orgulhar.

www.instagram.com/f.nuwanda

Fernando Nuwanda Behind the Scenes
Fernando Nuwanda Behind the Scenes
Fernando Nuwanda Behind the Scenes
Fernando Nuwanda Behind the Scenes
Fernando Nuwanda Behind the Scenes