BEHIND the FASHION

Aos olhos da Ana

Marosca

“Gostava que daqui a um ano, a Marosca fosse uma marca forte e bem conhecida em Portugal. Adorava que começasse a estar espalhada pelo mundo fora! Quem sabe com uma nova gama de produtos… ”

Fotografia por Pedro Lucas

Q & A

Entrevista por Maria Ana Marques

A Marosca é uma marca da qual assumo desde já que não me posso distanciar. Além de ser uma marca que apresenta originais correias para óculosa Ana Barreiros, minha amiga, tem ajudado o Behind a crescer. Posso dizer que me orgulho de dizer que teve a coragem para criar algo seu. Algo em que acredita!

Este é um projecto de alguém com óptimas energias, que acredita no destino e que nada acontece por acaso. A Ana está bem consigo própria e as suas Maroscas reflectem isso mesmo, “estou constantemente à procura do que me faz feliz, adoro projectos e pessoas inspiradoras e não desisto dos meus sonhos assim tão facilmente.”

Para a próxima coleção a Ana quer apostar nas características originais da Marosca mas com algumas surpresas e mais adequadas ao calor, “para o Verão podem esperar à mesma muita cor, materiais leves e frescos, muitos padrões e muito boas energias” confidenciou-nos.

Na óptica da Ana havia algo que poderia mudar e as Maroscas, são correias completamente distintas e curiosas. Há para homens e mulheres e há as unisexo. Os tecidos, as cores e os padrões meticulosamente escolhidos, combinados e posteriormente costurados pelas suas mãos são inspiradas nas pessoas, no sol, no mar… Na natureza!

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1. Como surgiu o projecto?
Há muito tempo que gostava de criar algo, uma marca minha, no entanto faltava sempre qualquer coisa e eu não sentia como se fosse “the one”… A ideia das correias surgiu no último Verão, quando reparei que aos poucos as fitas para óculos começavam a ser usadas pela geração mais nova e que poderia estar aqui a surgir uma tendência. Fui procurar saber onde as podia encontrar mas, não havia ainda nada de original. Nessa altura e após algumas pesquisas de mercado, percebi que havia uma oportunidade para criar algo diferente. Com a ajuda do meu irmão João (muito engenhocas!) comecei por fazer algumas experiências e acabei por lançar a marca no início de Novembro. O feedback tem sido muito positivo, o que me deixa muito feliz!

2. Porquê o nome de Marosca?
Chegar ao nome “Marosca” ainda demorou algum tempo. Tal como a ideia, queria muito que o nome fosse especial, também ele original e divertido, que ficasse na cabeça das pessoas. Hoje em dia faz todo o sentido para mim… É sem dúvida a minha invenção, a minha artimanha, a minha “marosca” (das boas claro)!

3. Quais é que têm sido os maiores desafios?
Como iniciei este projeto no Outono, o maior desafio tem sido fazer com que as pessoas percebam que as minhas maroscas são correias tanto para óculos de ver como de sol e que podem muito bem ser utilizadas nesta estação. As pessoas estão também habituadas a utilizarem fios/cordas mais finas e as maroscas apareceram no mercado “mais gordinhas” e em materiais diferentes o que faz com que estranhem ao início, mas quando percebem que pode ser um acessório que apesar de útil é giro, adoram o conceito e aderem!

4. Qual o teu conceito de sucesso?
Sucesso é ouvir feedback positivo em relação aos meus produtos. É passar na rua e cruzar-me com alguém que não conheço e que esteja a usar uma marosca!

5. Numa frase/palavra, como descreverias a Marosca, junto dos outros?
A marosca é original, divertida e cheia de atitude!

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Marosca behind the scenes