BEHIND the TABLE

À conquista de uma medalha

Concours Mondial de Bruxelles

“De 29 de abril a 1 de maio foram degustados às cegas mais de 8000 vinhos provenientes do mundo inteiro por especialistas de renome mundial. O reconhecimento e atribuição de medalhas torna-os sem dúvida ainda mais apetecíveis na hora de comprar. 

Vídeo por Pedro Lucas & Nuno Miguel
Entrevista por Maria a Thomas Costenoble, Director do CMB

Texto por Maria Ana Marques

Em Plovdiv, na Bulgária, a organização do Concours Mondial de Bruxelles (CMB) conseguiu reunir mais de 8900 vinhos distintos de todos os cantos do mundo para serem avaliados por cerca de 350 especialistas da área.

O Behind the Scenes fez as malas e foi acompanhar este concurso que celebra 23 anos de existência e que tem percorrido a Europa desde 2006, ano em que saiu pela primeira vez do seu país de origem, a Bélgica (por isso a marca se mantém: Concours Mondial de Bruxelles). Nesse ano com todo o esforço da equipa envolvida o Concours ganhou asas e voou até Lisboa, desde aí, todos os anos uma cidade é escolhida para acolher o único concurso de vinhos que ultrapassa fronteiras.

Este ano, foram mais de 1050 vinhos portugueses inscritos, fenómeno nunca antes registado e que prova a importância deste tipo de eventos. Durante três dias, durante quatro horas diárias, os 350 jurados reuniram-se à volta de mesas com apenas uma função: avaliar da forma mais profissional os vinhos que lhes foram apresentados.

Os vinhos, são numerados através de códigos que só a organização decifra, são servidos dentro de sacos específicos para que ninguém saiba o que está a provar, a isto se chamam provas cegas…

Na hora de comprar vinho uma medalha do CMB no rótulo é a garantia de que o vinho foi seleccionado pelos melhores!

Este ano os resultados para Portugal atingiram o topo:

  • 153 produtores medalhados
  • 357 vinhos medalhados
  • 16 Grand Gold Medal
  • 114 Gold Medal
  • 227 Silver

Veja quem foram os jurados portugueses desta edição: aqui

Lista dos vinhos vencedores portugueses: aqui

www.concoursmondial.com
www.facebook.com/concoursmondial
http://results.concoursmondial.com


Fotografia por Pedro Lucas