BEHIND the TABLE

Redefinir o tradicional

Maria Granel

“A nossa inspiração é tradicional, mas a nossa missão está totalmente comprometida com o presente e vocacionada para o futuro. Cremos que é possível consumir de forma mais sustentável, reduzindo o desperdício e apostando mais na qualidade, do que na quantidade.”

maria granel behind the scenes

Fotografia por Pedro Lucas

Q & A

Entrevista por Maria Ana Marques

Em Alvalade, fomos conhecer a Maria Granel, a mercearia biológica a granel da Eunice e do marido. Aqui a simples experiência sensorial, a nítida preocupação com o consumo sustentável, o momento da escolha entre centenas de opções, a inexistência de embalagens, a simpatia dos colaboradores e dos outros clientes, é inesquecível. 

Com pouco mais de um ano, este projecto a dois é um conceito totalmente novo para Portugal, aqui “leva a quantidade que quiser, à sua medida” diz-nos a Eunice. Não foi de um dia para outro, em 2013 o projecto começou a ser idealizado e em 2015, após dois anos de amadurecimento, a loja com mais de 70m2 abriu ao público.

Centenas de especiarias, de temperos, de frutos secos, de cereais, de algas, de chás e ervas aromáticas… E não podia faltar, “a parede da tentação” repleta de gomas sem açúcar, de chocolates, de biscoitos. Uma perdição…

Com uma equipa de seis pessoas, entrar na Maria Granel pressupõe abrandar, saborear e contemplar as cores fortes e vibrantes ou a inspirar os aromas frescos e quentes.

A primeira mercearia biológica a granel em Portugal tem ainda às quinta-feiras de 15 em 15 dias workshops com convidados especiais sobre alimentação saudável… É estar atento!

LER REPORTAGEM COMPLETA

1. A Maria Granel é uma mercearia completamente distinta… Em que se inspiraram para a tornar real?
A nossa inspiração sempre foram as mercearias tradicionais portuguesas. Regressar às origens e recuperar o conceito a granel.

2. Expectativas e projectos para este ano?
Estamos a ter imensas solicitações para abrir franchisings… Talvez este seja o próximo passo a dar.

3. Quais têm sido os maiores desafios ao longo deste ano?
É a procura constante… Temos de inovar e ter novos produtos que vão ao encontro das necessidades dos nossos clientes.

4. Maria Granel numa palavra?
Sustentabilidade.

5. Qual o vosso conceito de sucesso?
O facto de termos uma equipa muito forte e coesa faz com que o sonho se torne real todos os dias. Ao mesmo tempo, conseguir dar resposta aos pedidos e ver os clientes satisfeitos é um sucesso para nós.

www.mariagranel.com
www.facebook.com/Maria-Granel-1072427056109273/

maria granel behind the scenes
maria granel behind the scenes
maria granel behind the scenes
maria granel behind the scenes
maria granel behind the scenes
maria granel behind the scenes
maria granel behind the scenes
maria granel behind the scenes
maria granel behind the scenes