BEHIND the TABLE

Ocultando as barreiras do vinho

Maria João Almeida

“Todo o contexto do vinho, tem algo muito interessante. Quem plantou a vinha? Quem são as pessoas? Quais as suas histórias?
E eu como jornalista curiosa achei que deveria explorar esta matéria.”

Fotografia por Pedro Lucas

Q & A

Entrevista por Maria Ana Marques

Jornalista e crítica de vinhos a Maria João de Almeida, lançou o seu mais recente livro “O Vinho na Ponta da Língua” da editora Saída de Emergência e com ilustrações de Cristina Sampaio.

A Maria João tem ao longo dos anos desmistificado muitas das regras relacionadas sobre o vinho e o seu consumo. Começou como jornalista freelancer em 1995 e no final dos anos 90 entrou para Expresso. Em 2009 optou por sair e dedicar-se inteiramente aos seus próprios projectos… Queria investir na área dos vinhos.

Começou por fazer um portal de vinhos e um canal de TV na internet dedicado ao vinho e a tudo o que aprendia relacionado com este. Viajou, estudou, fez cursos que serviam de conteúdo para o seu site e que prendeu centenas de admiradores. Hoje em dia, a Maria João é uma das mais influentes críticas de vinho em Portugal.

A sua recente obra, é o espelho de si própria. Com uma linguagem super acessível, descontraída onde o bom-humor está presente em todos os capítulos, este guia vai permitir responder às frequentes dúvidas de um público interessado:

• A que temperaturas devemos servir o vinho?
• Que tipo de copos utilizar?
• Como fazer a análise sensorial? (visão, olfacto, paladar)
• Como combinar comida e vinho?
• Que utensílios devemos utilizar?
• Como armazenar vinho em casa?

LER REPORTAGEM COMPLETA

1. Como nasceu o interesse pelo mundo do vinho?
Em 1995. Nesse mesmo ano pediram-me um artigo sobre os primeiros cursos para consumidores esclarecidos (produtores, responsáveis de garrafeiras, etc) que estavam a começar a surgir em Portugal. Fui à Escola de Hotelaria do Estoril onde estava a decorrer um desses cursos e gostei tanto que acabei por me inscrever. Sinceramente, não ligava muito a vinho. Descobri um novo mundo, que me fascinou. Desde aí nunca mais parei de querer saber e conhecer mais sobre vinho, as suas regiões, a sua história…

2. O que dirias dos vinhos portugueses?
São maravilhosos. São diversificados e originais. Acho que os produtores portugueses estão a fazer um óptimo trabalho,  há realmente vinhos fantásticos.

3. O que consideras mais importante no teu projecto?
Conseguir acompanhar todas as novidades e a inovação dos dias de hoje. Não posso estagnar e com persistência, trabalho e empenho tenho conseguido.

4. O que é o sucesso para ti?
Estar satisfeita com os resultados do meu trabalho.

www.mariajoaodealmeida.com