BEHIND the HOUSE

O moderno Mercado de Campo de Ourique
não esconde o seu passado

Mercado de Campo de Ourique

“Durante a semana é impossível parar, somos oito pessoas a gerir o mercado e as suas necessidades,
entre outros projectos que temos nas mãos. Sei que trabalhamos todos os dias para que tudo
funcione da melhor forma e tentamos que nunca falhe nada.

Vídeo por Nuno Miguel

Q & A

Entrevista por Maria Ana Marques

Sábado, 14h00 e com uma pontualidade de fazer inveja aos pontuais, o Diogo Sousa Coutinho, responsável pela gestão do Mercado de Campo de Ourique, estava pronto para falar connosco.

E foi com o Mercado repleto de pessoas que saboreavam e aproveitavam o seu fim de semana, ou para almoçar, ou para passear, ou apenas para um beber café, que numa conversa descontraída o Diogo nos contou como foi lançar-se neste desafio que se tornou o ponto de partida para muitos outros.

O brilho nos olhos a falar daquilo que conseguiu com a sua equipa era visível. Os minutos passavam, as histórias eram contadas com uma naturalidade intrínseca onde era reflectido o seu orgulho naquele que é hoje o Mercado. Estava na nossa hora, o telemóvel tocava, o Diogo tinha outros compromissos. Nós aproveitámos para passear e reter mais um pouco daquele local com mais de 80 anos.

Um Mercado que mantém a sua identidade e que por todas as razões merece ser um ponto de passagem.

LER REPORTAGEM COMPLETA

1. Qual a data de nascimento do mercado?
O mercado data de 1934 e foi renovado, com a preocupação de manter a sua estrutura original, quase 80 anos depois. A inauguração no seu conceito actual foi em novembro de 2013.

2. Como nasceram? Como surgiu a ideia?
Concorremos ao concurso publico aberto para o efeito e ganhámos a concessão.

3. Olhando para trás o que foi mais difícil na concretização do projeto?
Nada foi fácil mas estávamos cientes disso, como projecto pioneiro da época. Tudo foram desafios, desde o espaço e seu aproveitamento, as relações com os antigos comerciantes, a escolha das áreas de negócio e das pessoas das bancas, a escolha dos parceiros, as circunstâncias, a gestão do ambiente entre o mercado tradicional e o novo mercado…

4. O que vos distingue?
O que nos distingue é em primeiro lugar o conceito, depois há todo um ambiente nesta arquitectura fantástica. Depois, existe uma oferta inacreditável em variedade mas de grande qualidade. É ainda toda uma história nesta magnifica estrutura.

5. Vocês foram os primeiros em Portugal com um conceito destes. Que evolução notam no mercado? O que acham que se mantém e o que mudou?
Nós criámos todo este ambiente. Demos vida ao mercado e ao bairro, tanto de dia como de noite. Alterámos a média das idades, criámos um convívio interessante e agradável entre a parte tradicional e a parte moderna do mercado.

6. Que tipo de público é que podemos encontrar no mercado? Estrangeiros? Portugueses?
Cerca de 88% das pessoas que nos visitam são portugueses, 12% são estrangeiros.

7. Que novos projectos é que têm previstos para um futuro próximo?
Para este ano posso dizer que no âmbito do mercado temos prevista a abertura de um Food Court no Cascais Shopping.

8. Como se imaginam daqui a 10 anos?
Sempre numa dinâmica constante, criando parcerias e tendo novas ofertas.

9. Qual o vosso conceito de sucesso?
O sucesso passa sempre pelo foco no nosso objectivo e dedicação máxima até o atingirmos.

10. Numa frase como descreveriam o Mercado de Campo de Ourique junto dos outros.
Único.

www.mercadodecampodeourique.pt
www.facebook.com/mercadodecampodeourique


Fotografia por Pedro Lucas