BEHIND the TABLE

Um produtor, um vinho, uma explicação

Campo Pequeno & Mercado de Vinhos

“Fomentar a proximidade entre os produtores e os consumidores é o nosso principal objectivo!”

Fotografia por Pedro Lucas

Q & A

Entrevista por Maria Ana Marques

A Arena do Campo Pequeno recebeu pela 5ª vez o Mercado de Vinhos.

Com os mais de dez mil visitantes nos dias, 28, 29 e 30 de outubro, este tornou-se uma das mais importantes e emblemáticas feiras de promoção e divulgação para pequenos produtores de vinho.

Este ano, o Algarve foi a região convidada do Mercado de Vinhos. Contudo, os 130 produtores presentes vieram de todas as regiões, do Douro ao Alentejo, passando pelo Dão, Península de Setúbal, região do Vinho Verde, Lisboa, Tejo, e Açores.

De forma a não deixar de fora os petiscos como queijos, enchidos, presuntos, pão e azeites, deliciosos quando acompanhados com um copo de vinho, a organização promoveu mais uma vez a presença de 20 produtores de iguarias típicas portuguesas.

O Mercado de Vinhos é uma organização conjunta do Campo Pequeno e da House of Wines e no dia em que se abriram as portas tivemos a oportunidade de falar com um dos responsáveis, Tomás Caldeira Cabral.

LER REPORTAGEM COMPLETA

1. Como surgiu a entrada no mundo do vinho?
É uma história com mais de 20 anos… E que tem crescido naturalmente, é preciso sermos apaixonados pelo que estamos a fazer e acreditar que podemos contribuir da melhor forma para algo tão importante para o nosso país. Trabalhei com distribuidores, fiz consultoria, dei cursos, fui professor… Hoje em dia tenho a House of Wines.

2. Qual o factor distintivo deste mercado ?
O local é sem dúvida um ponto a nosso favor… Toda esta mística, esta história dentro do Campo Pequeno. Por outro lado, queremos todos os anos ter novidades em termos de produtores. Ou seja, 40% da ocupação do mercado são novas quintas/herdades, novos vinhos, novas apostas. Queremos mostrar ao consumidor final a variedade e a qualidade e para isso temos de dar oportunidade a todos.

3. Numa palavra como podemos descrever o Mercado de Vinhos?
Autêntico.

4. O que é o sucesso para vocês?
Sentir e saber que os produtores e consumidores ficaram satisfeitos com este Mercado.

www.facebook.com/MercadodeVinhos